Reconstrução de Ponte estrada rio vermelho, próximo a fazenda morada do Sol
Secretaria de Obras realiza reconstrução da ponte localizada na estrada do Rio Vermelho, nas proximidades da Fazenda Morada do Sol.
1 - O QUE É O SAQUE CALAMIDADE FGTS?
É a modalidade de saque prevista na Lei 8036/90 em face da urgência e gravidade decorrente de desastre natural que tenha atingido a área de residência do trabalhador e que ensejou a decretação da Situação de Emergência ou do Estado de Calamidade Pública para o município, devidamente reconhecido, na forma da lei, pelo MIDR -Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O Município deverá estar habilitado pela CAIXA.
O objetivo do saque é amenizar os danos materiais causados por desastres naturais que ocorrem em áreas residenciais habitadas.
2 - QUEM TEM DIREITO AO SAQUE CALAMIDADE?
Tem direito ao Saque Calamidade os trabalhadores com saldo disponível em sua conta vinculada do FGTS na data da solicitação e que residam, com ânimo definitivo, nas regiões atingidas pelo desastre natural e que foram relacionadas na Declaração das Áreas Afetadas, emitida pela Defesa Civil municipal e enviada à CAIXA.
3 - QUAL O VALOR QUE PODERÁ SER SACADO DA CONTA VINCULADA DO FGTS DO TRABALHADOR?
O valor do saque corresponde ao saldo disponível, limitado à quantia de R$ 6.220,00 (seis mil, duzentos e vinte reais) por conta vinculada do FGTS, desde que o intervalo entre uma movimentação e outra não seja inferior a 12 meses para este mesmo motivo de Saque Calamidade.
4 - QUAL É O PRAZO PARA SOLICITAR O SAQUE CALAMIDADE?
A solicitação de saque deve ser realizada em até 90 dias da publicação da portaria do MIDR -Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Governo Federal que reconheceu a Situação de Emergência ou o Estado de Calamidade Pública no município.
5 - QUAIS EVENTOS SÃO CONSIDERADOS DESASTRE NATURAL PARA FINS DE LIBERAÇÃO DO FGTS, NOS TERMOS DO DECRETO 5.113/2004?
Os eventos abaixo:
• Enchentes ou inundações graduais;
• Enxurradas ou inundações bruscas;
• Alagamentos;
• Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
• Precipitações de granizos;
• Vendavais ou tempestades;
• Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
• Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
• Tornados e trombas d’água;
• Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.
6 - QUAIS OS CANAIS PARA O TRABALHADOR SOLICITAR O SAQUE DE FGTS?
Os trabalhadores residentes em área afetada pelo desastre natural de município cadastrado na CAIXA podem solicitar o saque pelo APP FGTS ou em uma Agência da CAIXA, munidos dos documentos necessários.
7 - QUAIS OS DOCUMENTOS QUE O TRABALHADOR DEVE APRESENTAR PARA SOLICITAR O SAQUE DO FGTS POR MOTIVO DE CALAMIDADE PÚBLICA, POR MEIO DO APP FGTS?
a) Documento de identificação pessoal (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Identidade Profissional, Passaporte) e;
b) Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de Cartão de Crédito, entre outros), emitido nos 120 dias anteriores à data do decreto municipal da calamidade em decorrência do desastre natural.
Caso não haja possibilidade de comprovação de residência por meio destes documentos, admite-se Declaração emitida pela Prefeitura Municipal, a qual deve ser apresentada em papel timbrado, datada e assinada pela autoridade competente, atestando que o trabalhador é residente na área atingida.
c) Selfie com o mesmo documento de identificação.
Prazo para solicitação do Saque vai até o dia 26 de Abril de 2025!
Secretaria de Obras realiza reconstrução da ponte localizada na estrada do Rio Vermelho, nas proximidades da Fazenda Morada do Sol.
Secretária Municipal de Obras Transportes e Serviços Urbanos e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, a saúde e a segurança dos servidores são prioridades! Por isso, a realização do DDS (Diálogo Diário de Segurança) e da ginástica laboral fazem parte da nossa rotina. O DDS é um momento valioso para reforçar boas práticas de segurança no trabalho, prevenir acidentes e promover um ambiente mais consciente. Já a ginástica laboral contribui para o bem-estar físico e mental dos nossos colaboradores, reduzindo o estresse, melhorando a postura e prevenindo[...]
A prefeitura de Salto do Céu recebeu uma escavadeira hidráulica, repassada pela delegacia Regional de Pontes e Lacerda, que vai reforcar a atuação da secretaria de obras.
Na manhã dessa segunda-feira, dia: 05/05, o colegiado do Comitê Gestor Municipal do Programa SER FAMÍLIA se reuniram com o intuito de analisar e aprovar o Pacto SER FAMÍLIA de 2025.
A Prefeitura de Salto do Céu (MT) recebeu uma retroescavadeira, doada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), através do deputado Valmir Moretto e secretaria Andreia Carolina Domingues Fujioka para atender às necessidades da agricultura familiar.